Click here for Myspace Layouts

segunda-feira, 12 de outubro de 2009







Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil.




História
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a
1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.


A Pescaria Milagrosa

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor
pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Início da Devoção

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.


A primeira Capela


Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745.




Visita de Dom Pedro I





Em 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, Dom Pedro I e sua comitiva visitaram a capela e a imagem.




Primeira Igreja (Basílica Velha)





Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha) para acomodar e receber os fiéis que aumentavam significadamente, sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de dezembro de 1888.




Coroa de Ouro e o Manto Azul





Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 08 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.




Chegada dos Missionários Redentoristas





Em 28 de outubro de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.




Coroação da Imagem

A coroa doada pela Princesa Isabel.
A
8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.




Instalação da Basílica


No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909 e recebendo os ossos de são Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.




Município de Aparecida - SP





Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, que fora responsável pela criação da cidade.




A Rainha e Padroeira do Brasil





Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.




Rosa de Ouro





Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, reconhecendo a importância da santa devoção.




O maior Santúario Mariano do mundo





Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.




Centenário da Coroação





No mês de maio de 2004 o papa João Paulo II concedeu indulgências aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião das comemorações do centenário da coroação da imagem e proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil. Após um concurso nacional, devotos e autoridades eclesiais elegeram a Coroa do Centenário, que marcaria as festividades do jubileu de coroação realizado naquele ano.




Descrição da imagem

A imagem, tal como se encontra no interior da Catedral.
A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de
terracota e mede quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram (Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do Mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva-Nigra e Dom Paulo Lachenmayer), acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.
A cor de
canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos.
Em
1978, após sofrer um atentado que a reduziu a quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi (à época diretor do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que a examinou, juntamente com o dr. João Marinho, colecionador de imagens sacras brasileiras. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei
Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus. Apontam para esses mestres as seguintes características:
forma sorridente dos
lábios;
queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha;
penteado e flores nos
cabelos em relevo;
broche de três pérolas na testa; e
porte corporal empinado para trás.




Primeiros Milagres




Milagre das Velas





Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre conhecido de Nossa Senhora, ocorrido mais provavelmente em 1733.




Caem as Correntes





Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem, pede ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha diante de Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. Durante a oração, as correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.




Cavaleiro e a Marca da Ferradura





Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o cavaleiro de seu cavalo, após o fato, a marca da ferradura ficou cravada da pedra. O cavaleiro arrependido, pediu perdão e se tornou devoto.




A menina cega





Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina começa a enxergar.




O Menino no Rio





O pai e o filho foram pescar. Durante a pescaria, a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio. O menino não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pediu a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino parou de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continuava, e o pai salvou o menino.





O Homem e a Onça





Um homem estava voltando para sua casa, quando de repente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar, então o homem pediu desesperado a Nossa Senhora Aparecida por sua vida, e a onça virou e foi embora.




Coroa comemorativa

Catedral basílica de Nossa Senhora Aparecida, Brasil.
Para celebrar o centenário da Coroação da Imagem da Padroeira do Brasil, a
Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista (Ajoresp), com apoio técnico do Sebrae (São Paulo), promoveu um Concurso Nacional de Design, visando selecionar uma nova Coroa comemorativa do evento.
O Júri Institucional do evento selecionou, por consenso, o projeto da designer
Lena Garrido, em parceria com a designer Débora Camisasca, de Belo Horizonte (Minas Gerais). A nova peça foi confeccionada em ouro e pedras preciosas especialmente para a solenidade do Centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, no dia 8 de setembro de 2004.

Està Chegando O Grande Dia!! - II Retiro Jovem de Santa Ernestina


Querido Jovem.
Jesus Cristo que lhe convidar para participar do II Retiro Jovem, com o tema “Jovem te Olho”, não negue aquele que vos da tudo na vida, esse momento de Festa, Alegria e Reflexão. Vamos Lá Participar! Esse evento foi preparado todinho para você se divertir, fazer novos amigos e principalmente se encontrar com Deus, convide seus amigos e a sua galera para participar, pois com certeza algo vai lhe tocar! Jovem não tenha medo, pois nem tudo é como parece! Por isso esse encontro vai ser D +
É gratuito! E não precisa de ficha de inscrição, é só aparecer na Emef João Irineu da Silva Abreu, no dia 18/10/2009 às 08:15.
A programação esta distribuída pela cidade, venha mesmo, sou somente um instrumento de Jesus para te convidar!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PIC NIC (PJ Santa Ernestina)

Pic Nic do grupo de jovens, e formação para o DNJ de 2009
Juventude marcha contra a Violencia
Vamos Participar!!
Em Pradopólis
Fotos do grupo de Santa Ernestina e da Nossa Comunidade em Alguns Momentos Importantes:

Procissão de Corpus Christ 2008


Missa Dia de São Joaquim e Sant'Ana de 2009, Presença do Bispo Diocesano Don Atonio F. Brochini




PIC NIC Grupo de Jovens, 01 Ano de Pj em Santa Ernestina

Procissão de São Joaquim e Sant'Ana dia 26/07/2009 ( Praça da Matriz)



II Retiro Da Juventude

II Retiro da juventude
Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana
Santa Ernestina – SP
Data: Dia 18 de Outubro de 2009
Local: Escola João Irineu da Silva Abreu (Ao lado da Matriz)
Abertura às 08:30 da manhã.
Entrada FRANCA! E não Precisa de Ficha de Inscrição! É Só Chegar!


Jovem, te olho mas não entendo
Sinto no ar tua inquietação
Te procuro na pista certa
Mas só te vejo na contramão
Olha pra ti, não precisas de espelho
Mas olha dentro do teu coração
Aceita a Jesus Cristo
E tudo terás em tuas mãos
Sempre que te vejo no caminho a vagar
Estás sozinho e teus passos querem retornar
Teu olhar me diz que não tens paz

Programação do Encontro!
HORARIO ATIVIDADE
08:30 ABERTURA
08:45 CONFLITOS E PREOCUPAÇÕES DA JUVENTUDE
09:15 JOVEM NA DIREÇÃO CERTA
09:45 CAFÉ DA MANHÃ
10:00 DINAMICAS DE INTEGRAÇÃO, ANIMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
10:45 VOCE NÃO ESTA SOZINHO, SUA FAMILIA É SEU ALICERCE
11:30 VOCE É ÚNICO
12:15 ALMOÇO
12:45 HORA DA ALEGRIA
13:30 DINAMICA JOVENS MAIS HUMANOS E MAIS CARIDOSOS
14:15 JOVEM VOCE TEM O MUNDO EM SUAS MÃOS
15:00 CAFÉ DA TARDE
15:15 SER VERDADEIRAMENTE JOVEM
16:00 FINALIZAÇÃO
19:00 SANTA MISSA
Teu olhar me diz que não tens paz
Jovem, deixa o mundo
Sê jovem e não um moribundo
Aceita a Jesus, ele vai mudar o teu viver
Com Jesus tu vais vencer
Tu vais vencer, tu vais vencer
Tu vais vencer, tu vais vencer
Com Jesus tu vais vencer

domingo, 4 de outubro de 2009

Calendario mês de Outubro!



01/10 – Dia de Santa Terezinha.
- Adoração – 14h.
- Missa Vocacional com todas as Coordenações Paroquiais – 19h.
- Formação Católica – 19h30.
(Benção das Rosas).
02/10 – Dia do Anjo da Guarda.
- Missa do Apostolado – 19h30.
03/10 - 1º Dia Novena de Senhora – 14h.
- Missa – 19h30.
04/10 – Missa na Comunidade N.Sra.Aparecida – 8h.
- Retiro com os Crismandos – 8h. (Escola João Irineu).
- 2º Dia Novena de Senhora – 14h.
- Missa – 19h.
05/10 – Dia de São Benedito
- 3º Dia Novena de Senhora – 19h30.
Entrega do Dízimo nos dias 06 e 07.
06/10 – 4º Dia Novena de Senhora -19h30.
07/10 – 5º Dia Novena de Senhora – 19h30.
08/10 – Adoração – 14h.
- 6º Dia Novena de Senhora – 19h30.
09/10 - 7º Dia Novena de Senhora – 19h30.
- Renovação Carismática – 20h.
10/10 – 8º Dia Novena de Senhora – 14h.
- Missa – 19h30.
- Após a Missa – Reunião com a Pastoral Litúrgica.
11/10 - Almoço – 11h30.
– 9º Dia Novena de Senhora – 15h
12/10 – Dia de Nossa Senhora Aparecida.
- 6h – Terço (Apostolado da Oração e Legião de Maria);
- 8h – Batizados.
- 9h30 – Benção das Crianças.
- 19h30 – Missa e Procissão Luminosa.
14/10 – Formação Católica – 19h30.
15/10 – Adoração – 14h.
- Missa da Saúde – Pastoral Saúde - 19h30.
16/10 - Dia de Santa Margarida Maria Alaccoque.
- Adoração – 15h. (Apostolado da Oração).
- (Benção com Relíquia de Santa Margarida Maria Alaccoque).
- Renovação Carismática – 20h.
17/10 – Missa – 19h30.
Filme: Atos dos Apóstolos – 20h30.
18/10 – Dia Mundial das Missões.
- Missa na Comunidade N.Sra.Aparecida – 8h.
- Missa Jovem – 19h. II Retiro Jovem.....
20/10 – Missa no Graças a Deus – 19h30.
21/10 – Reunião com os Pais da Catequese – 19h30.
22/10 – Adoração – 14h.
- Missa – 19h30.
23/10 – Renovação Carismática – 20h.
24/10 – Reunião do Regional Sul/1 – Piracicaba – SP – 8h.
Missa – 19h30.
25/10 – Missa na Comunidade N.Sra.Aparecida – 8h.
- Retiro com as Crianças da 1ª Comunhão – 8h.
- Missa – 19h.
26/10 – Gloriosa Novena – 19h30.
Coral São Joaquim e Sant’Ana.
Bênçãos etc...
(Todas as Comunidades).
29/10 – Confissões das Crianças – 9h.
Adoração e Confissões das Crianças – 14h.
- Missa com os Ministros – 19h30.
30/10 – Renovação Carismática – 20h.
31/10 – Missa – 19h30.

II RETIRO JOVEM DE SANTA ERNESTINA 2009

VEM AI PESSOAL O, II RETIRO JOVEM DE SANTA ERNESTINA, VAMOS PARTICIPAR COM TODA EMPOLGAÇÃO, POIS A PROGRAMAÇÃO ESTÁ D++++

18/10/2009 À PARTIR DAS 08:30 NA EMEF - JOÃO IRINEU DA SILVA ABREU - ENTRADA GRATUITA!!!

domingo, 30 de agosto de 2009

Assembléia Diocesana !!!!!!!!!!!!!!


Vem ai em Novembro!!!!!!!!!!!!

Liturgia da Missa Jovem do 30/08/2009


Liturgia Celebração do 22º Domingo do Tempo Comum

COMENTARISTA: Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
TODOS: Para sempre seja louvado!

ENTRADA: Hoje finalizamos o mês de agosto que nos recorda naturalmente, a semana da Família, o ano Sacerdotal, o dia do catequista. Todas as datas dentro do mês dedicado às vocações – A família cristã, nascida do amor eterno de Deus Pai, em Cristo, Por obra do Espírito Santo, é o santuário maior da vida, o berço fonte das distintas vocações: Papa, Bispo, Padre, Religiosos, religiosas, catequese e os demais ministérios leigos, cada um é chamado a ser discípulo de Cristo, santificando-se onde se encontra vive e trabalha.
Por isso devemos preservar a sagrada família cristã, santificando cada dia a Deus.
Com Alegria iniciemos cantando a uma só voz!
Comentarista: Oremos – intenções
1ª LEITURA – A Leitura do livro de Deuteronômio, nos chama à atenção para aquilo que é essencial em nossa fé, isto é, é a interiorização e pratica da palavra de Deus. “Escuta Israel, as lei que te ensino para que às pratique!”
2ª LEITURA – Para Deus não importa tanto o quanto o conhecemos, mas o quanto praticamos daquilo que conhecemos de sua palavra.
EVANGELHO – Refletimos hoje sobre a questão da pureza dos rituais e a pureza do coração. A critica de Jesus não é quanto à higiene, mas ao sim a diversidade de rituais. Aclamemos a palavra de Deus Cantando.
OFERTORIO – Junto com o pão e o vinho ofertamos: o mês vocacional, o ano sacerdotal, a semana da família, e o ano catequético, para que junto se consagrem a Deus pai, e abençoe todos os que estão aqui representados.
COMUNHAO – A Eucaristia é essencialmente mistério de comunhão. É comunhão oferecida por Deus que nos convida a comer e a beber na sua presença.
DEUS NOS ENVIA – ( Reflexão) “A Família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor”.


Preces

A resposta será:
Senhor escutai a juventude
Todos:
Senhor escutai a juventude

1. Que todas as família de nossa comunidade, permaneçam com disposição no caminho para o discipulado, rezemos:

2. Para que os Jovens atendam ao chamado de Jesus o Bom pastor, para que se disponham ao serviço de evangelização, rezemos:

3. Pelos catequistas, que se sintam realmente envolvidos nesse ano catequético, rezemos:

4. Que neste ano Sarcedotal, surjam no mundo e em nossa comunidade novas vocações, rezemos:

5. Pela saúde do nosso pároco Eliel Donizethi Moreira, rezemos:

6. Pela Juventude de Santa Ernestina, para que ouça o clamor de Jesus cristo em seus corações, rezemos:

Grandes festejos em Honra a São Joaquim e Sant'Ana


A celebração foi presidida pelo nosso amado Bispo Dom Ferrnando, houve um lindissima procissão e ao final a queima de fogos..

Em breve as fotos do evento!

Liturgia Celebração novena de São Joaquim e Sant'Ana


Liturgia Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum
3º dia da Novena De São Joaquim e Sant’Ana
A Importância da Juventude na Igreja
PE Anderson Luiz Chagas Mingatos


COMENTARISTA: São Joaquim e Sant’Ana
TODOS: Rogai Por nós
COMENTARISTA: Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo
TODOS: Para sempre seja Louvado!

ENTRADA: Hoje a Santa Missa e 3º dia da novena em louvor a São Joaquim e Sant’Ana será presidida pelo padre Anderson Luiz Chagas Mingatos, vigário da paróquia de São Sebastião de Taquaritinga, Seja Muito bem acolhido pela comunidade católica de Santa Ernestina.
Queridos Irmãos, Estamos reunidos em torno do celeste Pastor, Jesus Cristo, para receber dele a força e a atenção que nos sustentam como seus discípulos e missionários. Joaquim e Ana são exemplos de perseverança, pois não podiam ter filhos, então um dia quando Ana orava a Deus, um anjo desceu até ela e disse que sua prece seria atendida, e o anjo disse ainda que o filho de Ana e Joaquim seria louvado e honrado por todo mundo, e Ana respondeu:
“Se Deus Vive e Se eu conceber um filho ou filha será um dom de Deus e eu o servirei por toda minha vida”
Ana deu a luz a Maria quando tinha 40 anos, é dito que Ana cumpriu a sua promessa, e ofereceu Maria a serviço de Deus quando ela tinha apenas três anos.
Hoje vamos refletir sobre a importância de Juventude na igreja, a juventude no mundo por muitas vezes é tratada como um vidro incolor onde muitos enxergam através dela, mais que por muitas vezes nem notam a sua presença. A juventude é o hoje e não o amanha, ela é o agora e não o futuro. Devemos acolhê-la em nosso meio paroquial, pois a Juventude é energia, é alegria, é força, é Luz.
Agora com muita força e alegria de jovens que todos somos, entoemos o nosso canto de entrada.

Comentarista: Oremos – intenções
1ª LEITURA – Deus ama com carinho seu povo. Por isso escolhe profetas e pastores para que cuidem de seu rebanho. Escutemos.
2ª LEITURA – Jesus veio anunciar a paz àqueles que estão longe e aos que estão próximos dele. Ouçamos.
EVANGELHO – Como bom pastor, Jesus Cuida de Nós e nos alimenta com sua palavra confortadora. Alegres, aclamemos a palavra de Deus.
OFERTORIO – Com a mesma fé de São Joaquim e Sant’Ana que ofertaram o seu bem mais precioso que é a virgem Maria a Deus, ofertamos neste momento pão vinho, que no altar se transformam em nosso bom pastor Jesus Cristo.
COMUNHAO – A comunhão é o momento mais intimo com Jesus, então devemos pedir: Senhor, eu quero experimentar – Te hoje na minha vida, e com isso devemos abrir as portas dos nossos corações para que ele faça uma obra nova.
DEUS NOS ENVIA – Pe Anderson, ninguém foi criado por Deus para nada, e, muito menos, para ser infeliz. Só podemos experimentar esta verdade, quando abrirmos o coração para o amor de Deus. E o senhor é um belo exemplo de Juventude que deixa ser guiado por Jesus. Queremos agradecer a vossa presença em nossa comunidade e que Deus pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, José, Joaquim, Ana e Maria, vos guarde. Obrigado!

Preces

A resposta será:
Senhor atendei a nossa prece.
Todos:
Senhor atendei a nossa prece.

1. Para que a juventude que se encontra desgarrada do rebanho, consiga encontrar o caminho de Deus, rezemos:
T: Senhor atendei a nossa prece.

2. Pelas comunidades, para que continuem com e fé e muito animo essa missão de evangelização dentro da nossa cidade; rezemos:
T: Senhor atendei a nossa prece.

3. Pelo nosso pároco padre Eliel, pelo nosso Bispo Dom Fernando, para que sejam iluminados a cada dia mais pela luz do Espírito Santo; rezemos:
T: Senhor atendei a nossa prece.

4. Pelo da campanha de venda dos rondele e canelones, e para que as reformas em nossa paróquia e em nossa praça aconteçam; rezemos:
T: Senhor atendei a nossa prece.

5. Pelo padre Anderson Luiz Chagas mingatos, que hoje preside esta celebração, para que persevere e continue essa missão tão bela pela nossa diocese, rezemos:
T: Senhor atendei a nossa prece.

6. Pelo êxito da nossa novena e da nossa quermesse em devoção aos nossos padroeiros São Joaquim e Sant’Ana, que logo se aproxima; rezemos:
T: Senhor atendei a nossa prece.

terça-feira, 7 de julho de 2009

UTILITARIOS

MATÃO – DOBRADA – SANTA ERNESTINA
A TARIFA DEPENDE DO ITINERÁRIO DA LINHA
*EM NEGRITO AS LINHAS COM TARIFA R$ 2,25 AS DEMAIS DE R$ 3,40

PARTE DE SANTA ERNESTINA PARA MATÃO

segunda-feira A sexta-feira
5:40 6:15 7:15 7:45 9:45 10:15 11:15 12:00 12:45 14:15 14:17 15:00 16:15 16:45 17:45 18:00 18:45 19:00

SABADOS
6:15 7:15 8:15 10:15 10:17 12:00 12:15 14:15 15:00 16:15 16:17 17:45 18:45 19:00

DOMINGOS
7:15 10:15 12:00 12:15 16:15 17:45 18:45 19:00




PARTE DE MATÃO PARA SANTA ERNESTINA

segunda-feira A sexta-feira

06:00 6:20 6:30 7:30 8:30 9:30 11:00 12:00 12:30 14:15 14:25 14:30 15:00 15:30 17:15 17:30 18:15 18:40

sábados
06:20 06:50 07:00 09:00 10:00 12:00 12:30 14:15 14:25 15:00 16:00 17:15 17:30 18:30

DOMINGOS
06:20 07:00 10:00 12:00 14:25 16:00 17:30 18:30


VIAÇÃO PARATY E VIAÇÃO RAPIDO D’ OESTE

LINHAS

SANTA ERNESTINA / MATAO - PARATY
TAQUARITINGA / MATAO - PARATY
RIBEIRAO PRETO / MATAO – RAPIDO D’ OESTE

domingo, 28 de junho de 2009

AGENDA PAROQUIAL JULHO DE 2009 - FESTA DE SÃO JOAQUIM E SANT'ANA



02/07 - Reunião das Comunidades - 14h.

03/07 - Missa Apostolado da Oração - 19h
- Renovação Carismática - 20h

04/07 - Dia de Santa Isabel
- Missa - 19h30

05/07 - Missa na comunidade N. Sra. Aparecida - 8h.
- Missa - 19h

Entrega do dizimo do dia 07 até 12.

07/07 - Missa com C.P.P. e Festeiros(as) - Reunião - 19h30.

09/07 - Missa da Saúde - 19h30.

( Sal, Imagens, Roupas, Água, Etc..).

10/07 - Renovação Carismática - 20h.

11/07 - Carreata de São Joaquim e Sant’Ana - 17h.

- Missa - 19h.

Inicio do Quermesse - 20h.

12/07 - Missa na comunidade N. Sra. Aparecida - 8h.

- Missa - 19h.

16/07 - Dia de nossa Senhora do Carmo.

- Missa na Catedral - 9h.

- Adoração Comunidades - 14h.





Novena São Joaquim e Sant’Ana.

1º Dia - Tema: Ano Paulino 19h30.

17/07/2009 - Pe. Rogério Ari De Carvalho.

Benção da Água.

Comunidade: São Paulo Apóstolo.



2º Dia - Tema: Sem Catequese não há Cristão 19h.

18/07/2009 - Pe. Antonio Carlos Molena.

Benção dos Pães.

Catequistas.



3º Dia - Tema: Importância da Juventude na Igreja - 19h.

18/07/2009 - Pe. Anderson Luiz Chagas Mingatos.

Benção das Chaves.

Grupo de Jovens.




4º Dia - Tema: A importância da Família na Igreja - 19h30.

20/07/2009 Pe. Marcos Matta.

Benção dos Remédio.

Comunidade: Sant’Ana.



5º Dia - Tema: Comunidade Nossa Família - 19h30.

21/07/2009 - Pe. José Antonio Munhoz.

Benção das Imagens.

Comunidade: Senhor do Bonfim.



6º Dia - Tema: Católicos Batizados e Seus Compromissos - 19h30.

22/07/2009 - Pe. Fabiano Eduardo da Silva.

Benção das Roupas.

Comunidade: Santa Luzia.



7º Dia - Tema: Conversão Hoje e Sempre - 19h30.

23/07/2009 - Pe. Ângelo Donizete Crivelaro.

Benção das Carteiras de Trabalho.

Comunidade: São Joaquim.

Adoração Comunidades 14h.



8º Dia - Tema: Evangelizar sem Cessar - 19h30.

24/07/2009 - Pe. Sérgio Luiz Bedin.

Benção do Sal.

Comunidade: N. Sra. Aparecida.



9º Dia - Tema: Oração, nossa Fortaleza - 19h.

25/07/2009 - Pe. Emerson Aparecido Lopes.

Benção dos Alimentos.

Pastoral da Saúde.



26/07/20099 - Dia de São Joaquim e Sant’Ana.

5h30 Madrugada de São Joaquim e Sant’Ana

( Mulheres - Escola Capitão )

( Homens - Creche Municipal )

6h - Terço - Apostolado da Oração e Legião de Maria.

8h - Batizados.

9h - Benção das Crianças.

10h30 - Almoço.

9h30. Benção dos Avós.

Missa e Procissão Luminosa - 19h.

Presidia: Dom Fernando Brochini.

( Todas as Comunidades ).

II - Teatro da Historia de São Joaquim e Sant’Ana.

Queima de fogos.

sábado, 27 de junho de 2009

Novena Aos Gloriosos São Joaquim e Sant'Ana - Avós de Jesus e Padroeiros de nossa Cidade


São Joaquim e Sant'Ana - Rogai Por Nós!


Viveram no primeiro século e sua festa é celebrada no leste no dia 9 de setembro. A tradição dá o nome de Joaquim e Ana (significa graciosa em hebreu) aos pais da Virgem Maria (Luc 3:23) .
São João Damasceno exorta Joaquim e Ana como modelos de pais e esposos cujo principal dever era educar seus filhos. São Paulo diz que a educação dos filhos pelos pais é sagrada.A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Ana quando ele era jovem. Ele era um rico fazendeiro e possuía um grande rebanho. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado, (não ter filhos era considerado na época uma punição de Deus pela sua inutilidade). Um dia o sacerdote do templo recusou a oferta de Joaquim de um cordeiro e Joaquim foi para o deserto e jejuou e rezou por 40 dias. O Pai de Ana teria sido um judeu nômade chamado Akar que trouxe sua mulher para Nazaré com sua filha Ana. Após o casamento de sua filha com Joaquim também ficou triste de não terem sido agraciados com netos. Ana chorava e orava a Deus para atende-la. Um dia ela estava orando e um anjo disse a ela que Deus atenderia as suas preces. Ela estava sob uma árvore pensando que Joaquim a havia abandonado(ele estava no deserto). O anjo disse ainda que o filho que teriam seria honrado e louvado por todo o mundo. Ana teria respondido; "Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida."O anjo disse a ela para ir correndo encontrar com o seu marido o qual, em obediência a outro anjo, retornava com o seu rebanho. Eles se encontraram em um local que a tradição chama de Portão de Ouro. Santa Ana deu a luz a Maria quando ela tinha 40 anos. É dito que Ana cumpriu a sua promessa e ofereceu Maria a serviço de Deus, no templo, quando ela tinha 3 anos. De acordo com a tradição ela e Joaquim viveram para ver o nascimento de Jesus e Joaquim morreu logo após ver o seu Divino neto presente no templo de Jerusalém.O Imperador Justiniano construiu em Constantinopla, uma igreja em honra de Santa Ana lá pelo anos de 550.Seu corpo foi trasladado da Palestina para Constantinopla em 710 e algumas porções de suas relíquias estão dispersas no Oeste. Algumas em Duren (Rheinland-Alemanha), em Apt-en-Provence, (França) e Canterbury (Inglaterra).O culto litúrgico de Santa Ana apareceu no sexto século no leste e no oitavo século no Ocidente. No século décimo a festa da concepção de Santa Ana era celebrada em Nápoles e se espalhou para Canterbury lá pelos anos de 1100 DC e daí por diante até século 14, quando o seu culto diminui pelo crescente interesse pela sua filha, a Virgem Maria.O culto a Santa Ana chegou a ser até atacada por Martinho Lutero, especialmente as imagens com Jesus e Maria, um objeto favorito dos pintores da Renascença. Em resposta, a Santa Sé estendeu a sua festa para toda a Igreja em 1582. São Joaquim tem sido honrado no Leste desde o início e no Ocidente desde o 16° século e imagens do culto a São Joaquim começaram no ocidente nas Comunas e nos Arcos em Veneza que datam do século 6° .A Imaculada Concepção de Maria é comemorada no dia 8 de dezembro e o nascimento da Virgem Maria, nove meses depois, ou seja no dia 8 de Setembro.A festa de São Joaquim era celebrada, no Ocidente no dia 16 de agosto.Agora, ambos são comemorados no dia de Santa Ana ou seja no dia 26 de julho.

Glorioso São Luis Gonzaga - Padroeiro da Juventude




Missa Jovem Em Louvor a São Luiz Gonzaga - Patrono da Juventude


Liturgia


XII DOMINGO COMUM – MISSA JOVEM JUNHO DE 2009
Comentário de acolhida – É com grande alegria que o grupo de jovens da paróquia de São Joaquim e Sant’Ana acolhe a todos para essa grande celebração a São Luiz Gonzaga, patrono da juventude, e para iniciarmos a nossa celebração com alegria vamos nos saudar uns aos outros desejando e uma boa e santa missa.
Comentário da Santa Missa
Com a força e a mesma fé de São Luiz Gonzaga
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado!
Alegrai vos pois estão presentes na casa do pai.
Hoje os jovens de nossa comunidade vêm festejar e celebrar alegremente a festa de São Luiz Gonzaga, patrono da juventude. E a liturgia de hoje nos incentiva a confiar em Jesus, que acalma o mar e domina as tempestades, pois ele é o Filho de Deus. É com esta mesma fé de Jesus, é que estamos festejando o protetor dos jovens. Pois como o São Luiz Gonzaga, confiamos em Cristo, pois ele tudo pode.
Alegres cantemos:

Oremos: Intenções

São Luiz Gonzaga Conhecido também como São Aluísio Gonzaga ou Aloysius Gonzaga.
Nascido em Castiglione delle Stiviere na Lombardia, Itália no dia 9 de março de 1568, beatificado em 1605 e canonizado em 1726 pelo Papa Benedito XIII
Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de mântua, desejava que seu primogênito, seguisse seus passos na vida militar. Para isso o pequeno Gonzaga recebeu educação esmerada freqüentando os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana. Contudo, aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença, na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade, imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu, para surpresa de todos, pela vida consagrada, na Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses de seu pai, que o despachou para a corte de Torino. Mais tarde, Luís escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fedidas". Renunciando ao título e à herança paterna Luís, aos catorze anos, entrou no noviciado romano, sob a direção de São Roberto Belarmino, esquecendo totalmente sua nobreza e escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma em 1590.
Sua biografia bem como suas cartas e os escritos religiosos mostram um caráter e um espírito religioso, sem comparação.
Ele foi enterrado debaixo do altar da Capela de Santo Inácio de Loyola em Roma.
Na arte litúrgica da Igreja São Luiz Gonzaga é geralmente mostrado com um jovem jesuíta com um crucifixo nas mãos ou com uma coroa os seus pés ou com um anjo ao seu lado, ou em êxtase elevado aos céus por anjos.
Luís morreu durante o 4º ano de Teologia no dia 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos de idade, provavelmente tendo contraído a terrível doença: foi assim mártir da caridade e a Igreja o proclamou patrono da juventude.

(Entrada da imagem pela porta central, junto com as bandeiras e os jovens do nosso grupo, som de sinos)

1ª Leitura: Deus é onipotente, nada acontece sem sua ordem, nem ao menos uma folha cai da árvore sem a ordem de Deus. Escutemos:

2ª Leitura: Devemos deixar tudo para trás, pois quando nos encontramos com Cristo ele nos faz novas criaturas e tudo será novo. Escutemos:

Evangelho: Deus tem o poder de dominar o mar e o vento e assim manter a sua barca, isto é, a Igreja, inabalável diante dos ventos contrários. Alegres; aclamemos o santo evangelho.

Ofertório: Acalmaste, Senhor, o vento e fizeste que o mar se abrandasse. Nós sabemos que nas duras tormentas da vida, tudo cessa com a luz de tua face. Por isso ofertamos mais que o Pão e Vinho, Ofertamos a nossa juventude, que tanto necessita da sua força.

(entram as galhetas e a ambula, e atrás seis jovens de comunidades diferentes levando os nomes das comunidades e colando na cruz)

Comunhão: Neste momento lembremos de fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é uma pessoa nova.

Pós Comunhão: apagar as luzes, deixar somente as das imagens
(musica jovem te olho ao fundo – entram os jovens da reflexão)
Mensagem: Reflexão
A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, umefeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, umavitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor aocomodismo.Não se envelhece por haver vivido certo número de anos; fica-se velhoquando se abandona seu ideal.Os anos enrugam a face, a renúncia ao ideal enruga a alma.As preocupações, as dúvidas, os temores, os desesperos são inimigosque lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta como criançainsaciável: "e depois"?Jovem é aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria nojogo da vida.És tão jovem quanto tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tãojovem quanto à confiança em ti mesmo. Tão jovem quanto à esperança. Tão velhoquanto o teu desânimo, teu abatimento.Serás tão jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom egrandioso. Sensível às mensagens da Natureza, do Homem e do Infinito.E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelocinismo, que Deus, então se compadeça de tua alma de velho.

Benção do grupo: Neste Momento será procedida a benção do grupo de jovens da paróquia de São Joaquim e Sant’Ana para que este ano continuem a realizar suas atividades com animo, fé e empenho. Eis que então vos chamo os jovens:
Deborah, Henrique, Alex Sandro, Gildeone, Beatriz, Jessica, Gisely, Diego, Mateus, Priscila, Larissa, Marcelo, Felizama, Lucas, Maicon, Jorge, Mariana, Como Acessora: Juraci Paes Rogerio, como Tesoureiro: José Ricardo Daguano (que não pode estar presente), como Secretaria: Carla Vanessa Otoboni e como coordenadores: Carlos Rafael de Souza e Daniel Abreu de Oliveira.
(o padre procede do grupo de jovens)

Seqüência: Agora convidamos o nosso pároco Eliel Donizeti Moreira, para proceder à benção da imagem de São Luiz Gonzaga, patrono da juventude.

(levar a imagem até a frente)

Benção da Imagem: (Padre) – Ó Deus, distribuidor dos dons celestes que no angélico jovem Luiz reunistes admirável inocência de vida com igual penitência, pelos seus merecimentos e orações concedei-nos, que, pois na inocência o não seguimos, o imitemos na penitência. Por Cristo, Senhor nosso.
r: Amém.
(o padre procede à benção a imagem de São Luiz Gonzaga)

Agora pegando o folheto entregue nas portas rezemos a oração a São Luiz Gonzaga

Oração a São Luiz Gonzaga
Ó Luiz Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém.

Benção Final Para toda a Juventude: Neste momento chamamos os nossos convidados mais que especiais para se aproximar do presbitério, convidamos todos os jovens da nossa cidade para que possam receber a benção especial do dia.
Com o padre (à vontade)

Preces
A resposta será
Senhor; escutai a juventude!
Todos:
Senhor; escutai a juventude!

1. Abençoai Santa Igreja, a barca de Cristo, e fortalecei-a contra os ventos contrários da incredulidade; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!

2. Fazei que os ventos contrários não desanimem nosso entusiasmo pastoral; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!

3. Dai forças à juventude para transformar as tempestades do egoísmo e do ódio em bonança de paz; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!

4. Ajudai os jovens a serem mais solidários com os que naufragam na vida; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!

5. Pelas comunidades, para que continuem com e fé e muito animo essa missão de evangelização dentro da nossa cidade; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!

6. Pelo da campanha de venda dos rondele e canelones, e para que as reformas em nossa paróquia e em nossa praça aconteçam; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!

7. Pelo nosso pároco padre Eliel, pelo nosso Bispo Dom Fernando, para que sejam iluminados a cada dia mais pela luz do Espírito Santo; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!

Pelo êxito da nossa novena e da nossa quermesse em devoção aos nosso padroeiros São Joaquim e Sant’Ana, que logo se aproxima; rezemos:
Senhor; escutai a juventude!




A Celebração Foi gloriosa, Magnifica


apos a missa foi realizado um evento para confraternização de toda a juventude Santa Ernestinense


A Nossa Vontade é de que Ano que vem Toda A Diocese esteja Junta para celebrar a festa do nosso patrono.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

MISSA JOVEM - ABRIL DE 2009


FOI ESPETACULAR A NOSSA 1ª MISSA JOVEN DE 2009, COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS DE NOSSA PARÓQUIA, UMA CELEBRAÇÃO ALEGRE E FESTIVA.....

ABAIXO SEGUE A LITURGIA DA CELEBRAÇÃO:


III DOMINGO DA PASCOA – MISSA JOVEM ABRIL DE 2009
Comentário de acolhida – É com grande alegria que o grupo de jovens da paróquia de São Joaquim e Sant’Ana acolhe a todos nesta celebração, e para iniciarmos vamos nos saudar uns aos outros desejando uma boa e santa missa.

Comentário do louvor – Agora para nos animar e para posteriormente iniciarmos a celebração muito mais alegres e animados em Cristo, vamos louvar ao senhor cantando:

Comentário da Santa Missa
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado!
Aleluia, Cristo ressuscitou e ele habita em nós!!
Hoje os jovens de nossa comunidade vêm festejar e celebrar alegremente a páscoa de Jesus cristo, o libertador dos homens. Nesta celebração Jesus deseja que a paz esteja conosco, mas será que deixamos essa paz habitar em nossa vida?
Quando se é jovem, passamos por momentos de amadurecimento, escolhas e principalmente de aprendizagem, mais todas essas coisas devem acontecer com a paz em nossos corações. E essa Paz só pode ser encontrada em nosso Senhor Jesus cristo, Alegres cantemos:

Oremos: Intenções

1ª Leitura: A releitura do antigo testamento leva a comunidade a reconhecer e anunciar Jesus como Santo, o Justo, e o Profeta definitivo.

Salmo:

2ª Leitura: O conhecimento de Deus se demonstra por uma pratica concreta, isto é, quando a pessoa faz a vontade de Deus.

Evangelho: A ressurreição não é fruto da imaginação dos discípulos, nem se reduz a um fenômeno puramente espiritual. A ressurreição é um fato que atingi o próprio corpo. Alegres; aclamemos o santo evangelho.

Ofertório: Neste momento, ofertamos pão e vinho e os nossos humildes agradecimentos a Cristo. Também apresentamos os nossos jovens, que junto a eles trazem a cruz, com os tecidos nas cores branca e vermelha que representam a necessidade da juventude estar envolvida integralmente com a paz de Jesus cristo.

Comunhão: Aleluia! Deus esta presente e vivo e entrara agora em nossos corações através do pão e vinho que se tornam corpo e sangue do nosso Divino Cristo!


Preces

A resposta será
Cristo; escutai a juventude!
Todos:
Cristo; escutai a Juventude!

1. Pela igreja, para que, iluminada por Cristo, leve a luz do evangelho a todos os jovens; rezemos:
Cristo; escutai a Juventude!

2. Pelos catequistas, os primeiros responsáveis da evangelização da juventude; rezemos:
Cristo; escutai a Juventude!

3. Para que os jovens encontrem Cristo na escrituras e para que eles o reconheçam ao partir o pão; rezemos:
Cristo; escutai a Juventude!

4. Por todos os jovens do mundo, para que abandonem o espírito da violência e vingança e que busquem a paz e harmonia; rezemos:
Cristo; escutai a Juventude!

5. Pelas comunidades, para que continuem com e fé e muito animo essa missão de evangelização dentro da nossa cidade; rezemos:
Cristo; escutai a Juventude!

6. Pelo êxito do boi do rolete, e para que as reformas em nossa paróquia e em nossa praça aconteçam; rezemos:
Cristo; escutai a Juventude!

terça-feira, 14 de abril de 2009

sabado santo - aleluia cristo ressuscitou!!!

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
Na tradição católica, é costume os
altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
Muitas das igrejas de
comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.
Antes de
1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.
É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional
Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
No Sábado Santo, é celebrada a
Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.
Sábado: remonta à Criação, passa pelo
Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.

Bem nos inícios do cristianismo, o domingo era o grande dia da Páscoa. Esta era celebrada toda semana, quando chegava o domingo. Não existia a celebração organizada de uma Páscoa anual.
Bem cedo, no entanto, inspirando-se no costume religioso judaico, os cristãos começaram a realizar a celebração de um domingo especial, um grande domingo, isto é, uma especial celebração anual da Páscoa.
Foram organizando esta celebração primeiro por meio de uma vigília noturna. A saber: as comunidades passavam a noite toda reunida (do sábado para o domingo anual da Páscoa). Nesta reunião, à luz do mistério pascal, primeiro liam os textos bíblicos relativos à história da salvação (os textos da criação, do êxodo, da vida de Abraão, os livros dos profetas etc.), entremeando-os com cantos de salmos e hinos bíblicos. Depois vinha a celebração da Ceia pascal.
Portanto, dois eram inicialmente os componentes essenciais desta vigília pascal: a Palavra (as leituras da Palavra de Deus) e a celebração da Ceia (a celebração da Páscoa por excelência: a Eucaristia). Mas logo aparece um outro componente (século II e III): a celebração do batismo (inserida logo após as leituras e antecipada com uma bênção da água).
Como se vê, na altura do século III, nesta vigília, as comunidades cristãs celebravam a Páscoa de Jesus, primeiro, por meio da Palavra proclamada e ouvida; em seguida, por meio da ação ritual e profundamente pascal de batizar; e, enfim, vinha a celebração da Ceia pascal propriamente dita (a Eucaristia), de todos os membros da comunidade, incluindo os neo-batizados.
Toda esta vigília era preparada por um jejum durante três dias (um tríduo). Quem fazia o jejum? Os que se preparavam para o batismo, bem como os cristãos já batizados. Começava na quinta-feira à noite.
Mas, à medida que o tempo vai passando, durante este jejum de três dias os cristãos tendem a valorizar sempre mais os acontecimentos “históricos” dos últimos dias da vida terrena de Jesus, narrados pelos Evangelhos, tais como: a última ceia, o lava-pés, a traição de Judas, a condenação, o sofrimento, a cruz, a morte. Inclusive com o acréscimo de celebrações em torno de tais fatos! Resultado: a mente dos cristãos vai se distanciando do sentido profundo da vigília pascal (do mistério pascal). Pois o interesse se concentra mais em fatos da vida terrena de Jesus do que na Páscoa em si, como passagem da morte para a vida, que é o centro e o núcleo da nossa fé.
Resultado: a vigília pascal vai se esvaziando. E com isso o povo também não tem muito interesse em passar a noite pascal ouvindo a história da salvação. Importante mesmo passa a ser os dramas da Sexta-feira santa, da paixão de Jesus.
Para resolver este greve problema da igreja se esvaziando da celebração da Páscoa propriamente dita, resolveram então antecipar a vigília para as 13h00 ou 14h00 do sábado santo. Depois, no século XII, anteciparam-na ainda mais, para as 11h00 ou 12h00. No século XVI, com o papa Pio V, a vigília pascal passa a ser antecipada ainda mais, para as 9h00 da manhã! E tudo isso com terríveis incongruências, pois em plena luz do dia de sábado santo (9h00 da matina!), o diácono canta diante do Círio aceso: “Ó noite santa esta, iluminada pela luz da ressurreição!”.
E mais, celebrando absurdamente a vigília pascal em plena luz do dia (9h00 da matina!) no sábado santo, que é o do dia do silêncio, o dia da sepultura, o dia de Jesus na mansão dos mortos fazendo uma visita de esperança de ressurreição a todos os falecidos, de repente a Igreja irrompe com o solene canto do “Aleluia”!... Por isso, erroneamente, passaram a chamar o sábado santo de “sábado de aleluia”. Em 1951, o papa Pio XII mandou celebrar a vigília pascal de novo como era nas origens, a saber, na noite do sábado santo para o domingo da páscoa. A reforma do concílio Vaticano II a confirmou. Com isso se resgatou o valor e sentido supremos da Páscoa da ressurreição. Mas tem gente que ainda continua chamando equivocadamente o sábado santo de “sábado de aleluia”!.

Semana Santa


Semana Santa é um período religioso do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Duração
A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de
Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu termino com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de páscoa.

Os dias da Semana Santa

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém.

Segunda-Feira Santa
É o segundo dia da Semana Santa

Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa

Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. É conhecida como quarta-feira de trevas, por anteceder o dia da prisão de Jesus Cristo.

Quinta-Feira Santa
É o quinto dia da Semana Santa. Este é o dia da Ceia do Senhor com os doze apóstolos. Também este dia marca o fim da
Quaresma e o inicio do Tríduo Pascal.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
Este é o momento culmine da Semana Santa, marca a crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sábado Santo ou Sábado da Aleluia
É o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, dia dedicado a oração junto ao túmulo do Senhor Morto

Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, é umas da comemorações mais importantes do cristianismo, celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o ultimo dia do Tríduo Pascal e no Brasil marca o ultimo dia da Semana Santa.

Segunda-Feira de Páscoa
A segunda-feira de Páscoa é o dia que sucede o domingo de Páscoa, sendo considerado feriado em numerosos países de todo o mundo. Nas Igrejas orientais e na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como "Seguna-feira do Brilho" ou "Seguna-feira da Renovação". Porém, no Brasil não há nenhuma comemoração relacionada e este dia.

Rituais


Com o passar dos tempos, os cristãos foram estabelecendo rituais objetivando tornar acessível a todos, através de gestos litúrgicos, o sentido daquele tríduo que se transformou em uma semana com a introdução da celebração do Domingo de Ramos, por volta do século IV. Essa festa foi se tornando uma das mais populares do catolicismo e, em torno daqueles ramos empunhados à mão em procissão, tem surgido uma infinidade de interpretações, como guardar devocionalmente os ramos em forma de espécie em memorial à semana santa,... por outro lado como crendices, a sua utilização para a feitura de chás curativos. Em algumas regiões esses ramos ressequidos durante o ano são utilizados para a produção da cinza que é posta na fronte dos fiéis na quarta-feira que encerra o carnaval, a quarta-feira de cinzas, e dá início à Quaresma.
Ao longo da
Idade Média, a Semana Santa foi acrescida de novos rituais. Um desses foi a cerimônia do Lava Pés que ocorre na quinta feira à tarde. É a teatralização de um acontecido durante a Ceia de Páscoa, que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos, uma experiência didático-pedagógica para aqueles que não tinham acesso aos escritos evangélicos. Por seu aspecto visual e dramático, adequou-se ao gosto popular e vem se tornando mais importante do que as reflexões que os cristãos devem fazer naquela ocasião.

No período medieval, surgiu um outro ritual, a espoliação do altar, ou seja, a retirada das toalhas e utensílios que foram utilizados, e as hóstias são transladadas para um altar lateral onde podem ser veneradas. Esse rito é uma alegoria do fato de que, na antigüidade, quando ainda não havia os templos, a cada celebração, eram postas antes e retiradas após a cerimônia, as toalhas sobre a mesa que servia como altar.
Um outro ritual, que também ocorre na Quinta-Feira de Endoenças, este pela manhã, é a
Missa do Crisma, ou dos Santos Óleos, utilizada para representar a unidade do clero em torno do bispo local, ao mesmo tempo em que demonstra a sua catolicidade. Os ritos da Sexta-Feira da Paixão lembram a morte de Jesus Cristo. Nesse dia, não ocorre a celebração da missa, apenas são feitas leituras e a adoração do Santíssimo.
Com o passar dos tempos, os cristãos foram estabelecendo rituais objetivando tornar acessível a todos, através de gestos litúrgicos, o sentido daquele tríduo que se transformou em uma semana com a introdução da celebração do Domingo de Ramos, por volta do século IV. Essa festa foi se tornando uma das mais populares do catolicismo e, em torno daqueles ramos empunhados à mão em procissão, tem surgido uma infinidade de interpretações, como guardar devocionalmente os ramos em forma de espécie em memorial à semana santa,... por outro lado como crendices, a sua utilização para a feitura de chás curativos. Em algumas regiões esses ramos ressequidos durante o ano são utilizados para a produção da cinza que é posta na fronte dos fiéis na quarta-feira que encerra o carnaval, a quarta-feira de cinzas, e dá início à Quaresma.
Ao longo da Idade Média, a Semana Santa foi acrescida de novos rituais. Um desses foi a cerimônia do Lava Pés que ocorre na quinta feira à tarde. É a teatralização de um acontecido durante a Ceia de Páscoa, que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos, uma experiência didático-pedagógica para aqueles que não tinham acesso aos escritos evangélicos. Por seu aspecto visual e dramático, adequou-se ao gosto popular e vem se tornando mais importante do que as reflexões que os cristãos devem fazer naquela ocasião.
Procissão em Pirenópolis, Goiás - Domingo de RamosNo período medieval, surgiu um outro ritual, a espoliação do altar, ou seja, a retirada das toalhas e utensílios que foram utilizados, e as hóstias são transladadas para um altar lateral onde podem ser veneradas. Esse rito é uma alegoria do fato de que, na antigüidade, quando ainda não havia os templos, a cada celebração, eram postas antes e retiradas após a cerimônia, as toalhas sobre a mesa que servia como altar.
Um outro ritual, que também ocorre na Quinta-Feira de Endoenças, este pela manhã, é a Missa do Crisma, ou dos Santos Óleos, utilizada para representar a unidade do clero em torno do bispo local, ao mesmo tempo em que demonstra a sua catolicidade. Os ritos da Sexta-Feira da Paixão lembram a morte de Jesus Cristo. Nesse dia, não ocorre a celebração da missa, apenas são feitas leituras e a adoração do Santíssimo.